terça-feira, 13 de setembro de 2016

Abegás: GNV tem maior competitividade no Rio de Janeiro

O Gás Natural Veicular (GNV) registrou, no estado do Rio de Janeiro, o maior grau de economia do País, ante o etanol. No estado, o gás representou uma economia de 62% quando comparado ao combustível proveniente da cana-de-açúcar. Os outros três estados onde o GNV mostrou-se competitivo foram Espírito Santo, Pernambuco e Santa Catarina, todos com 60%.

Já na comparação com a gasolina, o GNV também registrou maior vantagem no Rio de Janeiro, com 58%, seguido por Pernambuco (54%) e por São Paulo (53%).

“O GNV segue sendo uma alternativa muito competitiva, não só para táxis e frotas, mas também
para motoristas particulares que rodam com mais intensidade. Por isso, é fundamental incentivar o gás natural no País, permitindo que mais pessoas possam se beneficiar dessa economia e dos ganhos  ambientais que o GNV proporciona na redução de poluentes quando comparado aos combustíveis líquidos”, afirmou Augusto Salomon, presidente executivo da Abegás.

O GNV também se mostrou vantajoso nos estados do Sul do País, segundo pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Distribuição de Gás Canalizado (Abegás). Isso graças aos altos índices de economia em Santa Catarina onde, comparado à gasolina, o GNV é 51% mais econômico. Já na comparação com o etanol essa vantagem chega a 60%. Abastecendo com o combustível, o custo de rodar 100 quilômetros rodados é de R$ 16, enquanto com gasolina é de R$ 33 e com o etanol chega a R$ 40.

No Rio Grande do Sul, o custo por 100 quilômetros rodados com o GNV é de R$ 20, enquanto com gasolina é de R$ 36 e com o etanol chega a R$ 45. Abastecendo nos postos gaúchos, para quem roda 2.500 quilômetros por mês, a economia com GNV a economia mensal varia de R$ 389 a R$ 621.

Nos postos paranaenses, abastecer com GNV para rodar 100 quilômetros sai por R$ 20, enquanto com a gasolina e com o etanol esse valor é de R$ 34 — a economia mensal para quem percorre 2.500 quilômetros gira em torno de R$ 320.

Para realizar a análise, a Abegás utiliza como referência o veículo Fiat Siena, que já contempla em seu manual de fábrica o consumo com os três combustíveis e percorre 13,2 km por metro cúbico de GNV, 10,7 km com gasolina e 7,5 km com o etanol. O estudo utiliza como base para o calculo da economia mensal proporcionado pelo GNV veículos que rodam em média 2.500 km em 30 dias. Os preços médios são os registrados pela ANP na terceira semana de agosto.

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